segunda-feira, 28 de maio de 2012

CONTAGEM NA SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL (SAM)

“Educação infantil de qualidade – direito da criança, dever do Estado, justiça social”

A Semana de Ação Mundial (SAM), que aconteceu de 20 a 27 de maio deste ano,  é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e desde 2003 acontece simultaneamente em mais de 100 países como uma grande pressão internacional da sociedade civil sobre líderes e governos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais no sentido de garantir educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos.
O tema da Semana este ano foi o direito à educação infantil de qualidade com o lema: “Educação infantil de qualidade – direito da criança, dever do Estado, justiça social”. Sob o guarda-chuva da educação infantil, temos os seguintes subtemas: educação infantil do campo,  educação infantil indígena, crianças e deficiência, racismo e preconceito, obrigatoriedade da pré- escola, transição da pré-escola para o primeiro ciclo do ensino fundamental, valorização dos profissionais de educação infantil e financiamento da educação.
No Brasil, a Semana foi coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que produziu e distribuiu materiais de apoio.
Em Contagem (MG), o Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação realizou nesta sexta-feira (25) um grande ato público com a participação das agentes de educação infantil que trabalham nos Centros Municipais de Educação Infantil (para crianças de 0 a 3 anos). As agentes reivindicam valorização profissional e unificação de carreiras para terem os mesmos direitos que as outras professoras.
Esta ação foi divulgada no site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. O seu comentário nos ajuda no fortalecimento da luta pela "Educação Infantil de Qualidade".